Carnaval RJ
Marca Rio Carnaval é lançada oficialmente

O desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro na Marquês de Sapucaí agora tem uma marca: Rio Carnaval. Criada pela Tátil Design e capitaneada pela LIESA, o desenho traz a força da comunidade do samba e foi inspirado no balanço da porta-bandeira, personagem icônico dentro de uma agremiação, para a sua construção. Com um nome que dispensa tradução mesmo quando falado em outros idiomas, a Rio Carnaval concretiza um símbolo que traduz a energia contagiante da festa trazendo ainda mais protagonismo para os profissionais do Carnaval, que são a peça criativa e realizadora da maior celebração popular do Brasil.
“A Rio Carnaval é uma marca viva e pulsante, que pode se adaptar às cores de todas as Escolas e reagir aos sons se movimentando a cada virada do samba da bateria, representando, assim, o Carnaval. Nosso objetivo é mostrar a unidade dos desfiles na Sapucaí, imprimindo neste símbolo toda a magia e encantamento que a avenida proporciona em todos os envolvidos. Além disso, com a marca conseguimos atrair ainda mais os patrocínios, criando oportunidades de investimento na festa, como, a criação de uma linha de produtos personalizados”, conta Gabriel David, diretor de Marketing da LIESA.
Escritório responsável por criar a marca, a Tátil Design montou uma equipe multidisciplinar e foi a campo para identificar os elementos essenciais para a construção da festa e do símbolo que representasse o Carnaval. A empresa trouxe para o time de criação o André Rodrigues, que desde os 15 anos trabalha com o Carnaval contribuindo com a visão de quem está dentro do universo. “Ouvimos profissionais e amantes do Carnaval do Rio, foram mais de 3 mil pessoas envolvidas. Tivemos a honra de conversar com verdadeiras personalidades do samba. Ouvimos histórias de como tudo começou e a pergunta que sempre nos fazíamos era: Se fosse preciso escolher apenas um símbolo que representasse o Carnaval das escolas de samba, qual seria? Foi quando descobrimos que a bandeira, ou o pavilhão, como os mestres se referem, foi unanimidade, símbolo da origem de tudo”, conta Alice Gelli, diretora criativa do projeto.
O processo de construção da marca durou aproximadamente um ano e envolveu entrevistas com ícones do samba como os carnavalescos Rosa Magalhães e Laila; o comentarista Milton Cunha; o sambista Monarco; além de representantes da Liga – Helio Motta, vice-presidente e Elmo dos Santos, diretor de Carnaval. “Fomos para Cidade do Samba, aumentamos o time, abrimos mais experimentações para o processo e mergulhamos para entender o que estava por trás desse ícone, qual seria a essência da bandeira. Estudamos o movimento, o rastro que ela produz e a magia que ela transmite. Criamos uma marca responsiva ao pandeiro, ao repique, ao tamborim. Desenvolvemos uma programação complexa capaz de gerar variações infinitas da identidade, o que também ajudará a dar vida longa para o projeto”, explica Fred Gelli, CEO da Tátil.
O Rio Carnaval nasce para reverberar para o Brasil e para o mundo a força da ancestralidade, dos ritmos, das cores, das texturas que fazem o Carnaval ser a potência cultural sentida e vivida por tantas pessoas. “A magia e a emoção ao ver a escola cruzar a passarela do samba, depois de tantos desafios e dificuldades ao longo de quase um ano de trabalho para colocar o desfile de pé, pode ser descrita como um acontecimento sobrenatural e memorável. A explosão de cores, música e alegria que invade a Marquês de Sapucaí é arrepiante, inesquecível!”, comemora Jorge Perlingeiro, presidente da LIESA.
A marca, que estampará todo o Sambódromo em abril deste ano, terá o lançamento oficial nos dias 26 e 27 de fevereiro, em um evento na Cidade do Samba. Com Milton Cunha como apresentador, o evento contará com a presença das 12 Escolas de Samba que se apresentarão e farão um minidesfile dando uma prévia do que o público vai vivenciar na Marquês de Sapucaí. A festa contará ainda com convidados especiais e terá foodtrucks espalhados na Praça de Eventos para a venda de comidas e bebidas. Os ingressos, que já estão no terceiro lote, custam a partir de R$ 35 para um dia e R$ 50 para os dois dias e poderão ser comprados no site https://bit.ly/ABERTURA_RIOCARNAVAL. Os camarotes já estão esgotados.

Carnaval2 semanas atrásO Fascínio das Rainhas de Bateria no Carnaval
Diversos2 semanas atrásCarnaval começa mais cedo no Casarão do Firmino com Carnaval do Samuka comandado por Samuel de Assis
Cultura e Eventos2 semanas atrásA Magia do Carnaval de 2026: A Empolgação da População com a Aproximação da Folia
Noticias2 semanas atrásCarol Sampaio anuncia parceria com o Camarote Salvador para o Carnaval 2026
Geral2 semanas atrásSamba Libertador estreia 2026 em novo ponto do Centro do Rio
Diversos3 dias atrásCamarote Rio Praia abre vendas e aposta em rodas de samba no Carnaval 2026
Influenciadores2 semanas atrásDe rejeitada em concursos a mulher perfeita: o desabafo da ex-madrinha de bateria da Tatuapé, Janaína Prazeres
Famosos3 dias atrásLuciana Picorelli celebra o Dia de São Sebastião exaltando a fé e o orgulho de suas raízes












