Série Ouro RJ
“São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração” é o enredo da Estácio de Sá

Escola fará uma homenagem a São Luís do Maranhão através de fábula criada pelo carnavalesco Mauro Leite
O GRES Estácio de Sá lançou, na tarde deste sábado, o enredo com o qual vai desfilar na Marquês de Sapucaí, na disputa pelo campeonato da Série Ouro e o retorno ao Grupo Especial do carnaval carioca.
Em uma fábula criada pelo carnavalesco Mauro Leite, que assina seu segundo trabalho na vermelha e branca, a primeira escola de samba do Brasil apresenta “ São João, São Luís, Maranhão! Acende a fogueira do meu coração”.
“Criamos uma homenagem a São Luís, no entanto, o enredo é autoral. Nossa ideia é mesclar o pagão e o religioso através do encontro entre São João e São Luiz, que se encontram no céu e decidem vir à Terra na companhia de outros santos, com a missão de abençoar o festejo junino do Maranhão”, explica o carnavalesco.
Com a presença do secretário de Estado da Indústria e Comércio do Maranhão, Cassiano Pereira Júnior, e de uma comitiva vinda do Maranhão, o presidente Leziario Nascimento e o vice-presidente Edson Marinho exaltaram a escolha e apostam na inspiração dos compositores para compor um grande samba pra que a escola pise a Sapucaí forte na busca do campeonato. A inscrição dos sambas está prevista pra o dia 20 de setembro e a disputa começa no dia 24 do mesmo mês.
Para o secretário Cassiano, a capital do Maranhão – São Luís, ter sido escolhida pela Estácio para ser homenageada em seu enredo é motivo de orgulho. “Quero agradecer, em nome do Governo do Maranhão, à Estácio, pela escolha da nossa capital para compor este enredo belíssimo que é apresentado hoje. Nosso São João é reconhecido pela Unesco como patrimônio cultural imaterial da humanidade. Um título à altura de uma festa que move multidões, gira a economia local, desperta a paixão e a curiosidade dos turistas e que simboliza para um o nosso povo alegria e fé. Expor nossa festa no Sambódromo será motivo de orgulho e gratidão à Estácio, que está fazendo esse reconhecimento e valorização da cultura maranhense”, comenta Cassiano, que viajou ao Rio representando o Governo do Estado do Maranhão.
Novo palco para os shows
Durante a tarde, a agremiação também inaugurou o novo palco de shows, que traz ilustrações do artista Jambeiro, homenageando quatro grandes figuras estacianas: Ismael Silva, Luiz Melodia, Dominguinhos do Estácio e Gonzaguinha.


Continue Lendo
Carnaval2 semanas atrásO Fascínio das Rainhas de Bateria no Carnaval
Diversos2 semanas atrásCarnaval começa mais cedo no Casarão do Firmino com Carnaval do Samuka comandado por Samuel de Assis
Cultura e Eventos2 semanas atrásA Magia do Carnaval de 2026: A Empolgação da População com a Aproximação da Folia
Noticias2 semanas atrásCarol Sampaio anuncia parceria com o Camarote Salvador para o Carnaval 2026
Geral2 semanas atrásSamba Libertador estreia 2026 em novo ponto do Centro do Rio
Diversos3 dias atrásCamarote Rio Praia abre vendas e aposta em rodas de samba no Carnaval 2026
Influenciadores2 semanas atrásDe rejeitada em concursos a mulher perfeita: o desabafo da ex-madrinha de bateria da Tatuapé, Janaína Prazeres
Famosos4 dias atrásLuciana Picorelli celebra o Dia de São Sebastião exaltando a fé e o orgulho de suas raízes












