Musica e Youtube
Sambabook presta homenagem à madrinha do samba Beth Carvalho em nova edição do projeto da Musickeria

Maior plataforma de conteúdo da história do samba, o Sambabook chega a sua sexta edição homenageando Beth Carvalho. O álbum “Sambabook Beth Carvalho (Musickeria)” chega às plataformas nesta quinta-feira, dia 3 de abril, junto com o audiovisual com 26 faixas, que estreia no canal oficial do Sambabook no Youtube.
Disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm, o “Sambabook Beth Carvalho” dá sequência ao projeto criado pela Musickeria em 2011, que já nasceu multiplataforma e transmídia. As cinco primeiras edições homenagearam João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão, reunindo elencos estelares, em gravações
A sexta edição, em tributo a Beth Carvalho, incluirá um caderno de partituras, com transcrição dos arranjos originais dos sambas, ambiente na web, com portal e redes sociais, além do livro “Uma vida pelo samba”, escrito pelo jornalista e pesquisador Rodrigo Faour. O livro cataloga os álbuns de carreira e as participações de Beth em discos de outros artistas, compactos e projetos especiais, desde sua estreia, no final de 1965. A Musickeria vai editar ainda um compacto em vinil com duas faixas extraídas do Sambabook: “Coisinha do Pai”, gravada por todos os artistas, e “Andança”, na nova versão de Luana Carvalho e os Golden Boys.
O Sambabook Beth Carvalho reúne artistas de diferentes gerações e estilos, a começar por Zeca Pagodinho e Jorge Aragão, homenageados em edições anteriores. Compositores ligados à trajetória da cantora, como Sombrinha e Fundo de Quintal, se uniram a artistas consagrados e novos expoentes do samba e do pagode neste tributo, marcado pela saudade e pela emoção. O samba foi representado por Leci Brandão, Xande de Pilares, Teresa Cristina, Diogo Nogueira, Péricles, Arlindinho, Ferrugem, Mumuzinho, Marina Iris, Prettos, Mosquito e Lu Carvalho.
Como a diversidade já é tradição no Sambabook, artistas que transitam por outros estilos brilharam na seleção musical, como Fagner, Maria Rita, Seu Jorge, Paula Lima, Luciana Mello, Zelia Duncan, Luedji Luna e a jovem cantora baiana Agnes Nunes. Luana Carvalho, acompanhada pelos Golden Boys, reeditou “Andança”, clássico que sua mãe lançou com o trio, no ano de 1968. Já os músicos Gabriel Grossi, Hamilton de Holanda, Nicolas Krassik, Marcelinho Moreira e Rildo Hora criaram versões instrumentais especialmente para o projeto.
Idealizador e diretor artístico do Sambabook, Afonso Carvalho faz um balanço do projeto, até aqui. “O Sambabook é uma seleção de craques. O time de convidados que reunimos a cada edição é de excelência. Desta vez, trouxemos ainda os músicos maravilhosos que faziam parte da banda da Betht” Sobre a escolha de Beth Carvalho como estrela desta edição, Afonso pontua: “Ao prestarmos um tributo à ela, estamos homenageando também todos os compositores que a Beth resgatou, gravou e revelou para o Brasil”.
O Sambabook Beth Carvalho é apresentado por Ministério da Cultura e REDE. Patrocínio Master: Caixa Residencial e Chevrolet Consórcio. Apoio: Energia PECEM e Laboratório Cristália.
A partir de 8 de maio, o Sambabook Beth Carvalho ganha os palcos de várias capitais brasileiras, em uma turnê que vai reunir diversos convidados. A estreia será dia 8/05, em São Paulo (VIBRA SP), seguindo para o Rio de Janeiro no dia 15/05 (Vivo Rio). Os shows contarão com a participação da Banda da Madrinha, formada por músicos que tocaram com Beth Carvalho e também no Sambabook, além de artistas como Arlindinho, Sombrinha, Paula Lima, Lu Carvalho, Marina Iris e Prettos, entre outros. As datas da turnê serão atualizadas nos perfis do Sambabook.
“Sambabook Beth Carvalho” já está disponível em todas as plataformas digitais via ONErpm.
** Este texto e de extrema responsabilidade do colunista

-
Geral1 semana atrás
Portela em clima de decisão: saída de Junior Escafura da vice presidência agita diretoria e acelera articulações
-
Musica e Youtube2 semanas atrás
Do Rap à redenção no Samba: Lello transforma dor em arte e emociona com crônicas da vida real
-
Shows e Festivais2 semanas atrás
Resenha dos Amigos do Rena recebe na próxima terça-feira o cantor Mauro Diniz
-
Diversão1 semana atrás
Samba na Serrinha é atração no “Feijão do Padroeiro do Império Serrano” no dia de São Jorge
-
Shows e Festivais2 semanas atrás
DIA DE SÃO JORGE (23), TEM FEIJOADA DO CASARÃO DO FIRMINO COM SHOW DE TONINHO GERAES
-
Carnaval1 semana atrás
Iza retorna ao posto de Rainha de Bateria da Imperatriz Leopoldinense
-
Eventos1 semana atrás
No coração do Rio, Casa Carnaval vira reduto de fé e samba com a Velha Guarda do Império
-
Carnaval2 dias atrás
Escola-mirim da Imperatriz Leopoldinense será lançada no Carnaval 2026 com enredo em homenagem a Rosa Magalhães