Connect with us

Famosos

Evelyn Bastos leva samba e Carnaval à Argentina em desfile e workshop

Publicado a

em

Evelyn Bastos

Rainha dentro e fora da Sapucaí, a carioca desembarca em Córdoba para o tradicional desfile de inverno e seu workshop “Quadril de Mola”

Ela é símbolo de Carnaval, samba e resistência. Evelyn Bastos, rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira e diretora cultural da Liesa, embarca nesta sexta-feira (15) para Córdoba, na Argentina, onde vai representar o Brasil em dose dupla: no tradicional desfile de Carnaval de inverno e na nova edição internacional de seu consagrado workshop “Quadril de Mola” — que já levou recentemente para a Austrália.

“É mais que um prazer levar o samba para a Argentina. É um ato de reverência e de celebração em todos os cantos do mundo”, diz Evelyn. Para a historiadora, a pulsação do Carnaval do Rio é um patrimônio vivo que traduz a alma brasileira: “Cada passo, toque e canto que atravessa fronteiras carrega o eco das ladeiras, dos terreiros, das rodas de samba, das vozes que cantam a vida com poesia e coragem.”

Para ela, cada apresentação é também um ato de memória e identidade: “Carrego a história de um povo que transformou dor em arte, luta em beleza e celebração em identidade.”

Uma vida dedicada ao samba

Licenciada e bacharelanda em História, professora, gestora de projetos socioculturais e ativista, Evelyn começou no samba ainda criança, aos 4 anos, na Mangueira do Amanhã, e aos 11 tornou-se a mais jovem passista da história da verde e rosa. Foi musa da escola aos 15, Rainha do Carnaval do Rio aos 19, e desde 2014 é a majestade à frente da bateria da Mangueira — quase 30 anos depois de sua mãe, Valéria Bastos, ter reinado no mesmo posto.

Sua ligação com a Mangueira também vem da avó, mãe de santo e baiana da escola por seis décadas.

Já representou o samba e a cultura brasileira em diversos países, formou centenas de pessoas no Brasil e no exterior e acumula prêmios importantes, como o Estandarte de Ouro 2023 de “Destaque do Público” e dezenas de reconhecimentos por sua defesa do samba e de causas coletivas.

Agora, será a vez de Córdoba sentir de perto a força do “Quadril de Mola” e a energia que só Evelyn Bastos sabe levar.

** Este texto e de extrema responsabilidade do colunista

Continue Lendo

Mais Lidas