Connect with us

Geral

Morre Mestre Damasceno, ícone do carimbó, aos 71 anos

Publicado a

em

Mestre Damasceno

O Pará se despede de um de seus maiores símbolos culturais. Damasceno Gregório dos Santos, o Mestre Damasceno, faleceu aos 71 anos na madrugada desta terça-feira (26), justamente no Dia Municipal do Carimbó, em Belém. A partida foi confirmada por familiares e levou o Governo do Estado a decretar luto oficial.

Natural do Marajó, Mestre Damasceno dedicou a vida à valorização da cultura popular e se tornou referência na música, na dança e na preservação do carimbó como patrimônio imaterial.

Internado desde 22 de junho, o artista passou por diferentes unidades hospitalares em Belém. No Hospital Ophir Loyola, onde permaneceu na UTI, tratava um quadro delicado de pneumonia e insuficiência renal. Em junho, havia recebido o diagnóstico de câncer em estado avançado, com metástase no pulmão, fígado e rins.

Mesmo diante da luta contra a doença, seu legado seguiu sendo reconhecido. Poucos dias antes de sua partida, ele foi um dos grandes homenageados da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada entre os dias 16 e 22 de agosto, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, onde milhares de pessoas celebraram sua história e contribuição.

** Este texto e de extrema responsabilidade do colunista

Continue Lendo

Mais Lidas