Carnaval
Corte Real 2026 é definida em noite emocionante na Cidade do Samba

Danilo Vieira e Caroline Xavier são coroados Rei Momo e Rainha do Carnaval do Rio de Janeiro; evento celebrou Arlindo Cruz, Bira Presidente e a força da ancestralidade
O reinado da folia está formado! Em uma noite de pura emoção, batuque e ancestralidade, a Cidade do Samba foi palco da grande final da Corte Real do Carnaval Carioca 2026, nesta sexta-feira (24).
Sob direção artística de Milton Cunha e apresentação de Wilson Neto e Bianca Monteiro, o evento consagrou Danilo Vieira como o novo Rei Momo e Caroline Xavier como a Rainha do Carnaval. As princesas Samara Trindade e Luana Fernandes completam a realeza que representará oficialmente o maior espetáculo da Terra.

Com o tema “Celebrando a Ancestralidade”, a noite prestou homenagens marcantes a dois gigantes que partiram em 2025: Arlindo Cruz e Bira Presidente. O palco da emoção foi tomado por aplausos e lágrimas ao som de Arlindinho, que cantou clássicos eternos do pai, enquanto a Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do carnaval, encantou com o samba vencedor de 2025, em tributo ao inesquecível Laíla.
“Trago comigo a força da ancestralidade e a justiça de Xangô, e a essência de grandes reis que já passaram por aqui: Bola, Alex, Milton e Wilton”, declarou o novo Rei Momo, Danilo Vieira, com o coração pulsando no ritmo da Leopoldina.
“Sou uma mulher que aprendeu a renascer todos os dias. O samba me ensinou que emoção também é virtude. Hoje, renasço como Rainha do Carnaval do Rio”, disse, emocionada, Caroline Xavier, da Unidos da Tijuca.
O júri, repleto de personalidades do samba e da cultura, contou com nomes como Tia Surica, David Brazil, Babi Cruz, Mari Mola, Selminha Sorriso, Quitéria Chagas, o secretário de Cultura Lucas Padilha e o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, que destacou o alto nível da disputa:
“Foi uma final emocionante. Cada candidato mostrou o quanto o nosso Carnaval é feito de talento, dedicação e paixão. O resultado reflete o brilho e a energia do Rio”, afirmou Fellows.
A trilha sonora da noite ficou por conta do grupo Quintal da Magia, que abriu o evento em clima de roda de samba e alegria. O encerramento foi apoteótico, com a energia contagiante de Arlindinho, que emocionou o público ao homenagear seu pai, Arlindo Cruz, símbolo da poesia e da resistência do samba brasileiro.
A celebração da diversidade também foi destaque nesta edição. Na quinta-feira (23), aconteceu a final da Corte LGBT+, coroando John Sorriso (Muso), Viviane Carvalho (Musa) e Wend (Pessoa Não Binária) — representantes de uma geração que reafirma o carnaval como espaço de inclusão, liberdade e amor.

Corte Real LGBT+ do Rio 2026 Foto Alexandre Macieira Riotur
Agora, com a Corte Real completa, a contagem regressiva para o carnaval 2026 já começou. A folia promete ser uma das mais vibrantes dos últimos tempos — e a nova realeza, sem dúvida, tem brilho e emoção de sobra para fazer história na avenida.
Conheça os novos representantes da Corte Real 2026

Rei Momo: Danilo Vieira (30 anos) – Acadêmicos do Salgueiro
Rainha: Caroline Xavier (27 anos) – Unidos da Tijuca
1ª Princesa: Samara Trindade (21 anos) – Acadêmicos da Rocinha
2ª Princesa: Luana Fernandes (20 anos) – Mocidade Independente de Padre Miguel
Muso LGBT+: John Sorriso (21 anos) – Portela
Musa LGBT+: Viviane Carvalho (40 anos) – Mocidade Independente de Padre Miguel
Pessoa Não Binária: Wend (25 anos) – Salgueiro

Carnaval2 semanas atrásO Fascínio das Rainhas de Bateria no Carnaval
Diversos2 semanas atrásCarnaval começa mais cedo no Casarão do Firmino com Carnaval do Samuka comandado por Samuel de Assis
Musica e Youtube2 semanas atrásSilvana Salazar lança clipe de carnaval “Guerreiros”
Cultura e Eventos2 semanas atrásA Magia do Carnaval de 2026: A Empolgação da População com a Aproximação da Folia
Noticias2 semanas atrásCarol Sampaio anuncia parceria com o Camarote Salvador para o Carnaval 2026
Geral2 semanas atrásSamba Libertador estreia 2026 em novo ponto do Centro do Rio
Diversos2 dias atrásCamarote Rio Praia abre vendas e aposta em rodas de samba no Carnaval 2026
Influenciadores2 semanas atrásDe rejeitada em concursos a mulher perfeita: o desabafo da ex-madrinha de bateria da Tatuapé, Janaína Prazeres













