Connect with us

Carnaval SP

Espaço Cultural do Carnaval já recebeu mais de 10 mil visitantes

Espaço Cultural do Carnaval já recebeu mais de 10 mil visitantes

Inaugurada no fim de outubro de 2020, a instalação tem exposições fixas, temporárias e foi palco para mais de 40 intervenções artísticas
Órfãos de desfiles, mas não de Carnaval. Quatro meses após a inauguração, o Espaço Cultural do Carnaval bateu a marca de mais de 10 mil visitas. A instalação, localizada no setor J da Arena de Lazer Sambódromo do Anhembi, tem entrada gratuita e abre de terça a domingo, das 10h às 18h, seguindo os protocolos anticovid-19 e as regras da quarentena, determinadas pelas fases do Plano São Paulo.

Além das exposições fixas nos dois espaços — como as fantasias usadas durante o Carnaval SP 2020, maquetes das alegorias que a Águia de Ouro levou para a Avenida, quando se consagrou campeã pela primeira vez, os pavilhões das 34 escolas de samba filiadas à Liga-SP e os painéis informativos — e das exposições temporárias — como os calçados usados por passistas nos últimos 30 anos —, teve muita cultura e conhecimento acessível para os frequentantes. Foram 42 intervenções artísticas, entre apresentações musicais, performances de baterias e alas coreografadas, aulas de samba, apresentações de dança e oficinas de mestre-sala e porta-bandeira, além de oito palestras ministradas.

Exposição e atividades gratuitas continuam

Um dos sucessos de público é a intervenção artística na pista do sambódromo, com a hashtag Todos Pelas Vacinas, mote da campanha nacional promovida por entidades científicas brasileiras, em defesa da imunização contra o coronavírus, e contra a desinformação. A hashtag foi pintada com a ajuda de cerca de cem voluntários das escolas de samba, na madrugada de sexta para sábado, durante o Carnaval, com orientação de artistas.

Para os próximos meses, mais atividades culturais gratuitas estão programadas, além da própria exposição no Espaço Cultural do Carnaval, que segue com: maquete das alegorias da Águia de Ouro, fantasias usadas no Carnaval 2020, instrumentos usados nas baterias de escolas de samba e suas histórias, fantasias usadas por destaques, painéis informativos, pavilhões das agremiações, exibição de desfiles e do troféu dado à campeã do Carnaval.

O Espaço Cultural do Carnaval fica no setor J do sambódromo do Anhembi e abre de terça a domingo, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Planeta Samba

Continue Lendo

Mais Lidas