Famosos
Evelyn Bastos leva samba e Carnaval à Argentina em desfile e workshop

Rainha dentro e fora da Sapucaí, a carioca desembarca em Córdoba para o tradicional desfile de inverno e seu workshop “Quadril de Mola”
Ela é símbolo de Carnaval, samba e resistência. Evelyn Bastos, rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira e diretora cultural da Liesa, embarca nesta sexta-feira (15) para Córdoba, na Argentina, onde vai representar o Brasil em dose dupla: no tradicional desfile de Carnaval de inverno e na nova edição internacional de seu consagrado workshop “Quadril de Mola” — que já levou recentemente para a Austrália.
“É mais que um prazer levar o samba para a Argentina. É um ato de reverência e de celebração em todos os cantos do mundo”, diz Evelyn. Para a historiadora, a pulsação do Carnaval do Rio é um patrimônio vivo que traduz a alma brasileira: “Cada passo, toque e canto que atravessa fronteiras carrega o eco das ladeiras, dos terreiros, das rodas de samba, das vozes que cantam a vida com poesia e coragem.”
Para ela, cada apresentação é também um ato de memória e identidade: “Carrego a história de um povo que transformou dor em arte, luta em beleza e celebração em identidade.”
Uma vida dedicada ao samba
Licenciada e bacharelanda em História, professora, gestora de projetos socioculturais e ativista, Evelyn começou no samba ainda criança, aos 4 anos, na Mangueira do Amanhã, e aos 11 tornou-se a mais jovem passista da história da verde e rosa. Foi musa da escola aos 15, Rainha do Carnaval do Rio aos 19, e desde 2014 é a majestade à frente da bateria da Mangueira — quase 30 anos depois de sua mãe, Valéria Bastos, ter reinado no mesmo posto.
Sua ligação com a Mangueira também vem da avó, mãe de santo e baiana da escola por seis décadas.
Já representou o samba e a cultura brasileira em diversos países, formou centenas de pessoas no Brasil e no exterior e acumula prêmios importantes, como o Estandarte de Ouro 2023 de “Destaque do Público” e dezenas de reconhecimentos por sua defesa do samba e de causas coletivas.
Agora, será a vez de Córdoba sentir de perto a força do “Quadril de Mola” e a energia que só Evelyn Bastos sabe levar.

Carnaval2 semanas atrásO Fascínio das Rainhas de Bateria no Carnaval
Diversos2 semanas atrásCarnaval começa mais cedo no Casarão do Firmino com Carnaval do Samuka comandado por Samuel de Assis
Musica e Youtube2 semanas atrásSilvana Salazar lança clipe de carnaval “Guerreiros”
Cultura e Eventos2 semanas atrásA Magia do Carnaval de 2026: A Empolgação da População com a Aproximação da Folia
Noticias2 semanas atrásCarol Sampaio anuncia parceria com o Camarote Salvador para o Carnaval 2026
Geral2 semanas atrásSamba Libertador estreia 2026 em novo ponto do Centro do Rio
Diversos2 dias atrásCamarote Rio Praia abre vendas e aposta em rodas de samba no Carnaval 2026
Influenciadores2 semanas atrásDe rejeitada em concursos a mulher perfeita: o desabafo da ex-madrinha de bateria da Tatuapé, Janaína Prazeres












