Famosos
Evelyn Bastos leva samba e Carnaval à Argentina em desfile e workshop

Rainha dentro e fora da Sapucaí, a carioca desembarca em Córdoba para o tradicional desfile de inverno e seu workshop “Quadril de Mola”
Ela é símbolo de Carnaval, samba e resistência. Evelyn Bastos, rainha de bateria da Estação Primeira de Mangueira e diretora cultural da Liesa, embarca nesta sexta-feira (15) para Córdoba, na Argentina, onde vai representar o Brasil em dose dupla: no tradicional desfile de Carnaval de inverno e na nova edição internacional de seu consagrado workshop “Quadril de Mola” — que já levou recentemente para a Austrália.
“É mais que um prazer levar o samba para a Argentina. É um ato de reverência e de celebração em todos os cantos do mundo”, diz Evelyn. Para a historiadora, a pulsação do Carnaval do Rio é um patrimônio vivo que traduz a alma brasileira: “Cada passo, toque e canto que atravessa fronteiras carrega o eco das ladeiras, dos terreiros, das rodas de samba, das vozes que cantam a vida com poesia e coragem.”
Para ela, cada apresentação é também um ato de memória e identidade: “Carrego a história de um povo que transformou dor em arte, luta em beleza e celebração em identidade.”
Uma vida dedicada ao samba
Licenciada e bacharelanda em História, professora, gestora de projetos socioculturais e ativista, Evelyn começou no samba ainda criança, aos 4 anos, na Mangueira do Amanhã, e aos 11 tornou-se a mais jovem passista da história da verde e rosa. Foi musa da escola aos 15, Rainha do Carnaval do Rio aos 19, e desde 2014 é a majestade à frente da bateria da Mangueira — quase 30 anos depois de sua mãe, Valéria Bastos, ter reinado no mesmo posto.
Sua ligação com a Mangueira também vem da avó, mãe de santo e baiana da escola por seis décadas.
Já representou o samba e a cultura brasileira em diversos países, formou centenas de pessoas no Brasil e no exterior e acumula prêmios importantes, como o Estandarte de Ouro 2023 de “Destaque do Público” e dezenas de reconhecimentos por sua defesa do samba e de causas coletivas.
Agora, será a vez de Córdoba sentir de perto a força do “Quadril de Mola” e a energia que só Evelyn Bastos sabe levar.

-
Carnaval1 semana atrás
Carnaval 2026: sorteio define candidatos da Corte Real
-
Carnaval2 semanas atrás
Dia de Cosme e Damião: Imperatriz Leopoldinense adoça a manhã de 3 mil crianças no Alemão
-
Carnaval2 semanas atrás
Viradouro define o hino e emociona com homenagem a Mestre Ciça
-
Carnaval3 dias atrás
Yago Átilas, o corpo que fala a linguagem do samba
-
Diversão2 semanas atrás
Unidos do Jacarezinho recebe feira e roda de samba com entrada gratuita
-
Noticias1 semana atrás
Estilista Daniel Zarmanno leva sua assinatura a figurinos do Grupo Especial do samba carioca
-
Carnaval RJ1 semana atrás
Da Sapucaí para os livros: Gabriel Loiola vira símbolo de inclusão e inspiração para a literatura infantil
-
Noticias1 semana atrás
Independente da Praça da Bandeira promove festa com coirmãs para lançamento do carnaval 2026