Noticias
Império Serrano vai exaltar Conceição Evaristo e suas obras no Carnaval 2026

O Império Serrano anunciou neste sábado (21) o enredo que levará para a Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026. Intitulado “Ponciá Evaristo, Flor do Mulungu”, o tema, desenvolvido pelo carnavalesco Renato Esteves, será uma homenagem à escritora Conceição Evaristo, um dos maiores nomes da literatura negra brasileira na atualidade.
Inspirada nas “escrevivências”, termo criado pela própria autora para definir uma escrita baseada nas vivências de mulheres negras, a proposta da escola de Madureira é construir um desfile com narrativa poética. O enredo irá unir personagens marcantes das obras de Conceição com passagens de sua trajetória pessoal, sempre destacando a força de sua escrita como denúncia contra o racismo, a desigualdade social e a violência de gênero.
Segundo Renato Esteves, a ideia de fazer um carnaval inspirado em Conceição Evaristo era um desejo antigo.
“Suas escrevivências emocionam e tocam profundamente quem as lê. Levar as mulheres de Conceição para a Sapucaí através do Império Serrano é fazer com que a comunidade se reconheça. Ela disse algo muito forte: ‘Leiam os meus livros, não a minha biografia’. Conceição enxerga sua trajetória como reflexo da vida de tantas outras mulheres negras brasileiras que enfrentam as violências de um país desigual”, explicou o carnavalesco.
Para a escritora, a homenagem do Império Serrano carrega um simbolismo especial. Conceição destaca que sua literatura nasce das vivências do povo e agora retorna a ele, reforçando o valor social e afetivo de sua obra. Ela também faz questão de enfatizar que a literatura deve ser um direito de todos e reconhece as escolas de samba como espaços legítimos de educação.
“Considero uma grande honra receber essa homenagem que vem do Império Serrano, uma escola de raiz, e que se dá através da minha produção literária. É um momento muito significativo, pois sinto como se a minha inspiração, as mulheres das classes populares e o povo, retornassem ao lugar de onde vieram. É também uma oportunidade de reafirmar que a literatura é um direito do cidadão e que as escolas de samba são espaços de educação e aprendizado”, afirmou a autora.
Com uma carreira marcada por reconhecimento tardio, Conceição Evaristo recebeu, em 2015, o Prêmio Jabuti pela coletânea “Olhos d’Água”. Em 2018, ela disputou uma vaga na Academia Brasileira de Letras e, mais recentemente, em 2024, foi eleita imortal da Academia Mineira de Letras.
No próximo ano, o Império Serrano será a quarta escola a desfilar no sábado de Carnaval, dia 14 de fevereiro, pela Série Ouro, na Marquês de Sapucaí. A escola busca o título que pode garantir seu retorno ao Grupo Especial.

-
Noticias5 dias atrás
Império da Tijuca anuncia Handerson Big como novo coreógrafo da Comissão de Frente para 2026
-
Famosos1 semana atrás
Evelyn Bastos leva samba e Carnaval à Argentina em desfile e workshop
-
Destaque2 semanas atrás
Márcio Jahú lança projeto pioneiro para capacitar artistas e abrir portas nas Comissões de Frente do Carnaval
-
Noticias5 dias atrás
Bárbara Falcão é anunciada como musa da Unidos do Jacarezinho em homenagem a Xande de Pilares
-
Carnaval1 semana atrás
Fabi Frota é a nova Musa da Escola de Samba Colorado do Brás para o Carnaval 2026
-
Noticias2 semanas atrás
Carla Brito será destaque na Rio Innovation Week e representa mulheres do carnaval
-
Carnaval2 semanas atrás
Independentes de Olaria promove audição para ala de passistas neste sábado, 16
-
Série Ouro RJ1 semana atrás
Nathália Brito cai no samba na União da Ilha e celebra jornada dupla no Carnaval 2026