Connect with us

Carnaval

Lins Imperial aposta em dupla de peso para desenvolver enredo sobre Macacu

Publicado a

em

Mateus Pranto e Kitalesi
Mateus Pranto e Kitalesi / Fotos: Geissa Evaristo

A Lins Imperial já tem definido quem dará vida ao seu enredo no Carnaval 2026. A verde e rosa do Lins contará com o trabalho da dupla de professores Mateus Pranto e Kitalesi, que assinam a pesquisa, a sinopse e o desenvolvimento do tema “Macacu – No caminho das águas cristalinas, reflete a alma da criação”.

Os enredistas se juntam aos carnavalescos Agnaldo Correa e Edgley Cunha na missão de conduzir a escola pela Série Prata do carnaval carioca.

Formado em Letras-Literaturas pela UFRJ, Mateus Pranto é pesquisador, diretor cultural, compositor e enredista. Desde 2020 faz parte do time da Lins Imperial e, em 2025, também atuou como enredista da Unidos da Tijuca. Seu trabalho já rendeu prêmios como o Troféu Cultura Negra (2022 e 2023) e o Troféu Samba na Veia (2022). Ele também é um dos idealizadores da 1ª Semana de Carnaval & Empreendedorismo da UFRJ e do Troféu Madame Satã, voltado à luta contra a LGBTfobia.

Kitalesi, mineiro de Perdões, tem 29 anos e é doutorando em Letras. Iniciado no Candomblé Congo-Angola e integrante da comunidade Kupapa Unsaba (Bate Folha, RJ), o pesquisador foi consultor da Mangueira no último carnaval e assina sua segunda participação consecutiva na Lins.

O enredo “Macacu” propõe uma viagem pelas águas cristalinas da região e sua simbologia de vida, ancestralidade e criação. A proposta é unir a força poética da natureza com a energia popular do samba, reafirmando a identidade da escola.

A Lins Imperial será a 12ª escola a desfilar na Série Prata, no domingo de carnaval, 15 de fevereiro de 2026, na Intendente Magalhães.

** Este texto e de extrema responsabilidade do colunista

Continue Lendo

Mais Lidas