Connect with us

Especial SP

Milênio lança enredo sobre a luta LGBT+, tema inédito no carnaval

A escola de samba Estrela do Terceiro Milênio lançou o enredo que apresentará na passarela do Anhembi, em 2025. “Muito Além do Arco-Íris” é um grande manifesto carnavalesco que celebrará a diversidade e apoiará a luta contra a LGBTfobia e pelos direitos de toda a comunidade LGBT+. O logo e o clipe também foram apresentados.

Idealizado pelo carnavalesco Murilo Lobo, o tema, inédito no Carnaval de todo país, vai marcar a volta da agremiação ao grupo Especial da Liga das Escolas de Samba de São Paulo. “Essa luta de séculos por respeito, igualdade, contra diversas fobias, contra marginalizações e segregações, e extrema violência, tocou nosso presidente Silvão Leite, toda diretoria e a comunidade do Grajaú. Está mais que na hora de fazermos esse manifesto, até porque, o Carnaval também acontece por conta de muitos profissionais LGBT+ e eles merecem esse reconhecimento”, declara.

Foram 18 enredos apresentados e esse foi o último que o carnavalesco explanou à diretoria da escola. “Enquanto o Murilo foi discorrendo sobre o assunto, entendemos que é urgente e necessário tocar nessa ferida. Fui pensando, voltando no tempo, e revendo como muita coisa já mudou. Imaginando e me colocando no lugar do outro e quanto tudo isso foi doloroso, o quanto todos os LGBTs sofreram com dilemas internos, dentro dos núcleos familiares por conta do repúdio, no enfrentamento da sociedade, enfim… praticamente é uma vida de batalha por aceitação e respeito. Ainda hoje, lidamos com a terrível realidade que é o Brasil ser o país que mais mata transsexuais no mundo todo. Então, abraçamos essa causa com todo amor que nossa comunidade tem, vamos usar nossa força cultural e nossa voz para cantar forte esse importante manifesto. Vem aí um belíssimo Carnaval!”, afirma o presidente Silvão Leite.

O anúncio oficial à comunidade aconteceu primeiro sábado do mês de maio com apresentação do minidocumentário, clipe de enredo que tem cerca de 30 minutos, para que os componentes entendessem toda proposta do carnavalesco, que leu mais de 7.500 páginas, 13 livros, assistiu horas de documentários, filmes, entrevistas, referências em audiovisual para a concepção de todo o projeto e do clipe.

Assinando a concepção do minidoc, Murilo também contou com a pesquisa de imagens e trilhas de Alexandro Leite, com o editor de imagens Ed Lima, com o intérprete oficial Darlan Alves, que fez a edição de áudio do clipe, com o cinegrafista Robson Luchello na captação de imagens e com a locução de Liz Mantovani. “Foram mais de 900 horas entre pesquisa, montagens e gravações que aconteceram em três estúdios. No decorrer do trabalho fui sentindo que era preciso incluir muitas informações desse universo e acabou em um minidoc. Espero que todos gostem!”, conta Murilo, autor e roteirista do clipe.

Participação LGBT+

Em abril, componentes, sambistas e membros da comunidade LGBT+ da zona Sul, foram convocados para uma grande roda de conversa em que o carnavalesco Murilo e o presidente Silvão Leite puderam apresentar o enredo e ouvirem os depoimentos de todos. Toda diretoria participou desse evento.

Na ocasião, muitas falas emotivas, declarações sobre lutas individuais e todos  ressaltaram a importância do acolhimento que recebem dentro das escolas de samba.  Mais de 20 pessoas participaram dessa convocação, entre eles personalidades icônicas do Carnaval como a drag queen, Salete Campari, o produtor cultural e presidente da Diversidade ZS, Rodrigo Rodrigues, a componente e cantora McTrans (Ana Vitória), a destaque de alegoria trans Eva Peron, o destaque de chão Diego Domingues, entre tantos outros componentes.

“Enriquecedor e com muita empatia. É assim que podemos definir esse importante encontro com a comunidade LGBT+. Faremos mais ao longo do desenvolvimento do enredo”, declara o presidente Silvão.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Planeta Samba

Continue Lendo

Mais Lidas