Geral
Morre Mestre Damasceno, ícone do carimbó, aos 71 anos

O Pará se despede de um de seus maiores símbolos culturais. Damasceno Gregório dos Santos, o Mestre Damasceno, faleceu aos 71 anos na madrugada desta terça-feira (26), justamente no Dia Municipal do Carimbó, em Belém. A partida foi confirmada por familiares e levou o Governo do Estado a decretar luto oficial.
Natural do Marajó, Mestre Damasceno dedicou a vida à valorização da cultura popular e se tornou referência na música, na dança e na preservação do carimbó como patrimônio imaterial.
Internado desde 22 de junho, o artista passou por diferentes unidades hospitalares em Belém. No Hospital Ophir Loyola, onde permaneceu na UTI, tratava um quadro delicado de pneumonia e insuficiência renal. Em junho, havia recebido o diagnóstico de câncer em estado avançado, com metástase no pulmão, fígado e rins.
Mesmo diante da luta contra a doença, seu legado seguiu sendo reconhecido. Poucos dias antes de sua partida, ele foi um dos grandes homenageados da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada entre os dias 16 e 22 de agosto, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, onde milhares de pessoas celebraram sua história e contribuição.

Carnaval2 semanas atrásO Fascínio das Rainhas de Bateria no Carnaval
Diversos2 semanas atrásCarnaval começa mais cedo no Casarão do Firmino com Carnaval do Samuka comandado por Samuel de Assis
Cultura e Eventos2 semanas atrásA Magia do Carnaval de 2026: A Empolgação da População com a Aproximação da Folia
Noticias2 semanas atrásCarol Sampaio anuncia parceria com o Camarote Salvador para o Carnaval 2026
Geral2 semanas atrásSamba Libertador estreia 2026 em novo ponto do Centro do Rio
Diversos2 dias atrásCamarote Rio Praia abre vendas e aposta em rodas de samba no Carnaval 2026
Influenciadores2 semanas atrásDe rejeitada em concursos a mulher perfeita: o desabafo da ex-madrinha de bateria da Tatuapé, Janaína Prazeres
Famosos3 dias atrásLuciana Picorelli celebra o Dia de São Sebastião exaltando a fé e o orgulho de suas raízes












