Connect with us

Geral

PROSA DO FOLIA: Mestre Cabide, Mestre de bateria do Arranco

Dia de saber curiosidades, carreira e conhecer um pouco mais do comandante da “Bateria Sensação” . Dia de Prosa do Folia com Mestre Cabide, Mestre de bateria do Arranco do Engenho de Dentro

Quem é o Mestre Cabide?
– Mestre Cabide é o André Luiz! Que muitas pessoas não sabem, mas que trabalha como Assistente Administrativo, que estuda (procurando evolução no tempo perdido), o marido da Juliana e que ama minha família! Que de 01 ano pra cá mudou o foco e deu um giro de 360° na vida!

 

Como começou a sua história no carnaval?
– Comecei acompanhando o meu pai no Bloco Boêmios de Irajá ,na época eu tinha por volta de 15 anos, onde também a minha mãe era porta bandeira e passei a desfilar com eles na Avenida Rio Branco, onde acontecia os desfiles dos blocos. Ali me despertou o interesse e curiosidade, e em 2009 fiz um teste de repinique no Império Serrano e dei início a minha trajetória como ritmista. E sendo assim no mesmo ano fazendo parte dos Repiniques de bossas do Império!

 

Por quais escolas você já passou?
– Império Serrano ( Ritmista e Diretor de Repinique). As seguintes como ritmista: Portela , Imperatriz Leopoldinense, Unidos de Padre Miguel, Acadêmicos do Cubango, Unidos da Ponte , Acadêmicos do Sossego, entre outras ..

 

Como começou a sua relação com o Arranco?
– Começou no ano de 2013, onde um Diretor do Império foi convidado para ser mestre de bateria do Arranco e me convidou para ser diretor de bateria junto a equipe dele. Continuando em 2014 como diretor também e criando um vínculo e carinho com a escola. Em 2019 fui convidado para vir como mestre da Bateria, continuando desde então e mostrando meu trabalho, mesmo com todas as dificuldades que sabemos que enfrentamos na Intendente Magalhães.

 

A bateria é um quesito que comanda em torno de 200 a 300 ritmistas. Apesar dos diretores, acaba sendo uma responsabilidade do Mestre. Tem alguma pressão ser “responsável” por um quesito?
– Sim, pressão de todos os lados! Por eu ser novo em questão de idade ( o que não interfere no meu trabalho),pois por ter sido diretor de uma Bateria tradicional como a do Império Serrano tiro de letra a pressão! Muitos me vêem como um mestre promissor e apostam no meu trabalho, pois já me conhecem do Império, assim como muitos amigos como: Mestre Laion, Mestre Luygui ,Mestre Wanderson, Mestre Juninho…E um grande Mestre e amigo que tenho como inspiração, Mestre Vitinho!

 

Como funciona o trabalho de um mestre para inspiração das bossas?
– Muitas das vezes assim que anunciam o Enredo já vêm em mente o que poderá ser feito dentro do samba e quando já temos o samba escolhido fica mais fácil de executar o que foi pensado. Porém é um trabalho em conjunto com todos os naipes da bateria… As ideias vão surgindo com os diretores e assim montamos as bossas. Um mestre não cria nada sozinho!

 

Quais são as suas referências no mundo do samba?
– Mestre Átila, Gilmar Cunha, Mestre Ciça,Mestre Marcão e Mestre Vitinho.

 

Qual seu carnaval e samba-enredo mais marcante?
– Carnaval: 2022 – Arranco do Engenho de Dentro. Samba Enredo – Meu quintal é maior do que o Mundo (império serrano 2017).

 

O que o André de hoje falaria para o André de 10 anos atrás?
– Estuda e se dedica aos estudos o máximo que puder. Seja sempre responsável independente de qualquer coisa. Se dedique a sua família e nem todo mundo é seu amigo!

 

Para finalizarmos, deixe seu recado para os admiradores do seu trabalho.
– Nunca desista dos seus sonhos, pois com dedicação e empenho ele se realiza. Prova disso foi o desfile do Arranco em 2022 que pude contar com pessoas maravilhosas que vieram comigo na bateria debaixo de um temporal!!! Conseguimos nota máxima e muita gente desacreditou em mim e no meu trabalho! E graças a minha persistência, força de vontade e aos meus amigos conseguimos!!

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Planeta Samba

Continue Lendo

Mais Lidas