Especial RJ
Toda a luz do meu axé, evoé, evoé’: Vila Isabel escolhe samba para 2023

Com a quadra cheia de componentes e torcedores apaixonados, a Unidos de Vila Isabel escolheu neste domingo o seu samba para o Carnaval 2023, quando cantará o enredo “Nessa Festa, Eu Levo Fé!”. Entre três obras finalistas, peneiradas a partir de 12 inicialmente inscritas, a azul e branca optou pela composição da parceria liderada pelo poeta Dinny da Vila (identificada ao longo do concurso, iniciado em setembro, como samba 13).
Os versos escolhidos vão ilustrar a proposta do carnavalesco Paulo Barros de levar à Sapucaí uma ode às festas de cunho religioso que mobilizam populações do Brasil e mundo afora. Junto a Dinny da Vila, também assinam o hino os compositores Kleber Cassino, Mano 10, Doc Santana e Marcos.
O refrão principal faz referências ao Rei Momo, figura central do Carnaval carioca; ao poeta Noel Rosa, histórico morador do bairro onde está situado a agremiação; à bateria da Vila e ao termo “evoé”, saudação em louvor ao deus Dionísio, associado às festas na mitologia grega.
Diz o trecho: “O Rei Momo convidou minha Vila Isabel / Nessa Festa Eu Levo Fé, sou herdeiro de Noel / No tambor da Swingueira / Toda a luz do meu axé, evoé, evoé”.
O resultado foi anunciado no palco da quadra pelo presidente de honra da Vila, Aílton Guimarães Jorge, o Capitão Guimarães. O dirigente destacou o samba como uma grande promessa para a temporada e disse ainda que a disputa “não deixou perdedores”, num elogio às outras duas obras finalistas (das parcerias lideradas pelos compositores JC Couto e Rafael Tinguinha).
Também participaram do evento Luiz Guimarães, presidente da Vila e Moisés de Carvalho, diretor de Carnaval da escola. Entre as presenças ilustres celebradas pelo público, a rainha de bateria Sabrina Sato e Paulo Barros atraíram a atenção por onde passaram. No palco, o intérprete Tinga e o mestre de bateria Macaco Branco garantiram a trilha sonora de sambas clássicos que embalaram um megashow de segmentos da agremiação.
Foram destaque ainda o bailado do casal de mestre-sala e porta-bandeira Marcinho Siqueira e Cris Caldas, bem como a dedicação ao samba no pé por parte das musas Dandara Oliveira, Andréa Andrade e Paula Bergamin.
No ano que vem, a Vila (e suas estrelas) será a terceira escola a desfilar na Segunda-feira de Carnaval, em 20 de fevereiro.
*Crédito das fotos: Diego Mendes

Continue Lendo
-
Carnaval1 semana atrás
Carnaval 2026: sorteio define candidatos da Corte Real
-
Carnaval2 semanas atrás
Dia de Cosme e Damião: Imperatriz Leopoldinense adoça a manhã de 3 mil crianças no Alemão
-
Carnaval2 semanas atrás
Viradouro define o hino e emociona com homenagem a Mestre Ciça
-
Carnaval4 dias atrás
Yago Átilas, o corpo que fala a linguagem do samba
-
Noticias2 semanas atrás
Estilista Daniel Zarmanno leva sua assinatura a figurinos do Grupo Especial do samba carioca
-
Carnaval RJ1 semana atrás
Da Sapucaí para os livros: Gabriel Loiola vira símbolo de inclusão e inspiração para a literatura infantil
-
Noticias1 semana atrás
Independente da Praça da Bandeira promove festa com coirmãs para lançamento do carnaval 2026
-
Geral3 dias atrás
Com apresentações em novembro, Carnaval Virtual já tem ordem dos desfiles de 2025