Connect with us

Especial RJ

Viradouro: jovem de 16 anos vence o concurso que escolheu a arte do enredo

Brunna Felix do Carmo, de 16 anos, aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Argentina Castello Branco, em Pernambuco, é a vencedora do concurso cultural promovido pela Viradouro para a escolha do desenho que inspirou a arte do enredo “Malunguinho: o Mensageiro de Três Mundos”, que a escola vai levar à Avenida no próximo Carnaval.

 

Estudando e morando em Olinda, filha do motorista aposentado José Petrolina do Carmo Filho e da dona de casa Maria das Graças Félix, Brunna concorreu com 142 alunos e professores que enviaram suas criações à Viradouro.

 

A ideia de promover o concurso, resultado de uma parceria entre a agremiação e a Gerência Regional de Educação Metropolitana Norte, da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, foi do professor João Monteiro, técnico em Promoção de Igualdade Racial e Étnico-Racial, juremeiro, e que vem atuando como consultor no desenvolvimento do enredo da escola.

 

Para Marcelinho Calil, diretor-executivo da Viradouro, um dos grandes objetivos do certame foi alcançado:

 

– Foi importante mobilizar estudantes e servidores da rede pública de ensino de Pernambuco em torno da história de João Batista, dando visibilidade a este grande personagem da nossa história, líder quilombola que virou entidade afro-indígena.

 

Brunna esteve no barracão da Viradouro, na Cidade do Samba, na última quarta-feira, 26. Acompanhada pela mãe e pelo professor João Monteiro, a jovem conheceu o local onde está sendo preparado o desfile de 2025. A garota admitiu que não conhecia a história de Malunguinho e que mergulhou numa pesquisa para escolher quais elementos usar no desenho.

 

– Pesquisei e segui as orientações que o Tarcísio sugeriu no vídeo que foi postado nas redes sociais da escola, quando o concurso foi lançado. Eu não conhecia o Malunguinho. Sempre vejo os desfiles das escolas de samba do Rio pela TV, mas nunca imaginei que um dia estaria aqui vivendo isso – declarou Brunna, que esteve no Rio de Janeiro pela primeira vez.

 

Alex Fab, diretor de carnaval, que integrou a comissão que elegeu o desenho de Brunna como a vencedor, elogiou a qualidade do material que a escola recebeu:

 

– Foi uma escolha difícil, porque havia muitos desenhos bons. Quero, em nome da escola, agradecer a todos os alunos e professores que participaram, e também ao professor João Monteiro por ter nos proposto a realização do concurso.

 

Brunna, que nunca tinha estado no Rio de Janeiro, voltará à cidade em fevereiro. Ela estará com a Viradouro na Marquês de Sapucaí no domingo de Carnaval. A estudante foi convidada pelo carnavalesco Tarcísio Zanon para atravessar a Avenida ao lado dos profissionais do departamento de Criação.

** Este texto não necessariamente reflete, a opinião do Planeta Samba

Continue Lendo

Mais Lidas